quinta-feira, 21 de março de 2013
Desenvolvimento da lógica e percepção-séries iniciais
Eu formulei alguns exercícios que servem para os alunos do primeiro grau. São exercícios simples de lógica. No entanto, o que conta é o tempo de interpretação e resposta para estas perguntas ( quanto mais rápido, melhor) pois isso significaria um bom preparo para coisas mais difíceis que posteriormente irão surgir na disciplina de Matemática. Esses serão os primeiros de muitos que irei formular e aqui postar. Espero que sirva para seu treinamento e desenvolvimento!
1. Joãozinho comprou dezenove balas na venda. Zezinho foi junto e também comprou balas. Então, eles se encontraram e Joãozinho perguntou quantas balas Zezinho havia comprado. Zezinho respondeu ser três vezes a quantidade de balas dele. Então, Joãozinho disse que era mentira se fossem mais de cinquenta e duas balas e verdade se forem menos de quarenta e sete balas. Joãozinho mente ou fala a verdade?
2. Otávio foi no mercado e comprou R$ 18,00 em alimentos. Dentre estes alimentos, ele comprou tomates . Um quilo de tomate custa R$ 1,50. Quantos quilos de tomate ele poderia comprar com o valor total que ele gastou em alimentos?
3. Lucas troca dois bonés por seis camisas. Ele também troca duas camisas por quatro cintas e duas cintas por um boné. Quantas camisas valem seis bonés? Quantos bonés valem nove cintas? Quantas cintas valem quatorze camisas?
4. Alberto comprou cinco bolas azuis, quatro bolas roxas e sete bolas vermelhas. Ele irá distribuí-las entre os três amigos Carlinhos, Moisés e Joca. Ele começa aleatoriamente dando três bolas azuis para Joca, duas bolas roxas pra Carlinhos e quatro bolas vermelhas para Moisés. As bolas que sobraram ele dividiu igualmente, segundo as cores que faltavam para cada um. Mas logo percebeu que sobrou uma bola. Com quantas bolas cada amigo ficou? Qual era a cor da bola que sobrou?
5. Felipe vai para a escola. Ele sabe que ela fica a oitocentos metros de sua casa. Porém, a rua onde ele passa foi interrompida por tempo indeterminado e ele teve que pegar um desvio e andar mais quatro quadras para chegar na escola. Quantas quadras ele andou ao total? Sabendo que ele fazia o trajeto em 30 minutos, quanto tempo levou para faze-lo agora?
6. Ricardo, Luiz, Dodô e Emersom são pedreiros, mas cada um se encarrega de algo. Ricardo estava fazendo um muro e gritou aos amigos quantos tijolos precisava. Luiz não ouviu. Emersom ouviu e disse que era quatro vezes a quantidade de tijolos que Luiz tinha. Dodô disse que os tijolos de Emersom mais os tijolos dele davam metade dos tijolos pedidos. Sabendo que o número de tijolos de Luiz era uma dúzia, quantos tijolos Ricardo solicitou? Quantos tijolos Emersom e Dodô tinham?
7. Carlos e Joaquim brincam de dados. Carlos joga e o numero é par e maior que dois. Joaquim joga e o número é impar e maior que um. O resultado será maior que todos as possibilidades do dado? Será um número primo?
8. Brincando de dados, três amigos, Ca, Jô e Tonho jogam uma vez cada um seu dado. Ca joga e dá seis. Jô joga e dá três. Agora só falta Tonho jogar. Se somarmos os três dados, qual valor máximo poderemos obter? Será um número primo?
segunda-feira, 4 de março de 2013
Para início de conversa...
O estudo da matemática, assim como de qualquer disciplina, exige a melhor bibliografia possível a ser utilizada. Apesar da matemática aplicar conceitos com números, é necessário uma boa fonte de explicação, que facilite a compreensão do aluno e que de preferência, leve ao conhecimento pleno de tal conteúdo com a simples leitura dele. Na escola, a importância da escolha de uma bibliografia não nos é ensinada. Sendo assim, criamos uma certa indisposição com os livros. Mas saiba que há livros e livros. Livros que facilitam para certas coisas, mas que atrapalham para outras. Livros que não emitem exemplos muito claros ou de fácil compreensão; livros que facilitam ao máximo a compreensão imediata.
Os livros distribuídos na rede pública geralmente são os piores. Eu explico meu ponto de vista. Eles trazem poucos exemplos de aplicabilidade no quotidiano, o que pode envolver menos o aluno. Eles tratam a matemática como algo pronto, que não existe história e porque. Não existe um visão simples do conteúdo, mas sim uma visão simplória, de apenas resolver problemas. Não existe um envolvimento filosófico e poético sobre tal ciência. Estes são alguns dos motivos pelo baixo nível de matemática nas escolas brasileiras.
Portanto, pensando nesses problemas desenvolvi este blog para a reunião de conteúdo e de explicação mais óbvia, que tire dúvidas das mais variadas disciplinas. É uma espécie de "bagunça organizada". Para fim de conversa, eu indico uma bibliografia que é tratada por muitos como a melhor, justamente por abranger o contexto que mais carece nas escolas, que é a inserção em contexto, entendimento histórico e visão filosófica. Eis os belíssimos livros que recomendo a todas idades ( não deixe de te-los!)
Primeiro Grau
Matematica e Realidade - 6º série Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antonio dos Santos Machado
Matematica e Realidade - 7º série Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antonio dos Santos Machado
Matematica e Realidade - 8º série Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antonio dos Santos Machado
Matematica e Realidade - 9º série Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antonio dos Santos Machado
Segundo Grau
Fundamentos da Matemática Elementar Vol.1 Gelson Iezzi, Samuel Hazan e David Degenszajn
Fundamentos da Matemática Elementar Vol.2 Gelson Iezzi, Samuel Hazan e David Degenszajn
Fundamentos da Matemática Elementar Vol.3 Gelson Iezzi, Samuel Hazan e David Degenszajn
Fundamentos da Matemática Elementar Vol.4 Gelson Iezzi, Samuel Hazan e David Degenszajn
Fundamentos da Matemática Elementar Vol.5 Gelson Iezzi, Samuel Hazan e David Degenszajn
Fundamentos da Matemática Elementar Vol.6 Gelson Iezzi, Samuel Hazan e David Degenszajn
Fundamentos da Matemática Elementar Vol.7 Gelson Iezzi, Samuel Hazan e David Degenszajn
Fundamentos da Matemática Elementar Vol.8 Gelson Iezzi, Samuel Hazan e David Degenszajn
Fundamentos da Matemática Elementar Vol.9 Gelson Iezzi, Samuel Hazan e David Degenszajn
Fundamentos da Matemática Elementar Vol.10 Gelson Iezzi, Samuel Hazan e David Degenszajn
Fundamentos da Matemática Elementar Vol.11 Gelson Iezzi, Samuel Hazan e David Degenszajn
O fazendeiro negociante
Um fazendeiro resolveu negociar. Ele troca um porco e três leitões por dezoito galinhas. Ele também troca um porco por três leitões e seis galinhas. Quantas galinhas ele dá por um leitão? E por um porco?
Assinar:
Postagens (Atom)